Em 2013 Sérgio Carvalho desenvolveu uma ação especial de merchandising para a rede de lojas de serviços de costura 5àfil, uma rede coligada ao Grupo 5àsec de Lavanderias, com o objetivo de massificar a marca 5àfil no mercado brasileiro nesse segmento de atuação.
A marca francesa 5àsec de Lavanderias já possuía grande capilaridade com mais de 400 lojas em todo o Brasil, e era chegado o momento de dar mais visibilidade a marca 5àfil, integrante do Grupo 5àsec no Brasil e demais países da Europa, de forma abrangente e criativa, pois o segmento de lojas de roupas customizadas e ateliês de serviços de costura passava por um período de pouca utilização pelos consumidores.
A proposta da 5àfil era atender desde às demandas mais básicas de fazer barras, ajustes de tamanho, etc… até fazer peças mais individualizadas utilizando as roupas dos próprios clientes, promovendo reformas e customizações, pois muitas vezes as roupas tinham um apelo emocional forte para as clientes, que gostariam de continuar usando uma determinada peça, mas esta necessitava de algum ajuste ou até mesmo poderia passar por uma reforma e ficar mais “moderna” ou dentro da moda atual.
O desafio seria como atingir um grande número de pessoas interessadas em serviços de costura e customização, mas com uma verba reduzida devido ao tamanho da rede e seu fundo de marketing enxuto.
A estratégia então foi fazer merchandisings da marca 5àfil dentro do programa “Esquadrão da Moda” do canal SBT, onde trabalhamos com 5 ações de merchans durante o mês de agosto de 2013, uma ação por semana, onde os apresentadores Isabella Fiorentino e Arlindo Grund separavam algumas peças que estavam no guarda roupa das pessoas assistidas e escolhiam 3 peças de roupas para serem customizadas pela equipe da 5àfil.
A pessoa então escolhia uma dessas 3 peças e a escolhida seria “salva” do seu armário e receberia uma customização da 5áfil. Com isso, além de mostrar que as pessoas poderiam reaproveitar peças de roupas antigas ou que estavam fora do tamanho, a 5àfil mostrava seu trabalho de criatividade e customização para o público em geral, tanto na TV como nas suas redes sociais.
Com essa ação dois objetivos da marca seriam alcançados:
– Ampliar a divulgação da marca no mercado e gerar mais vendas/clientes com a exposição da rede na mídia.
– Promover a venda de mais lojas 5áfil no mercado brasileiro me regiões onde a marca não tinha ainda lojas, uma vez que as ações de merchan foram a nível nacional.
Veja mais detalhes sobre essa ação no link: http://www.sbtpedia.com.br/2013/08/comercial-rede-europeia-de-roupas-faz.html