Este case refere-se às pastilhas Jintan, e envolve um reposicionamento de marca. O cliente apresentou um problema de queda nas vendas do produto, vendido no Brasil a mais de 30 anos e que a cada ano diminuía ainda mais sua participação no mercado.
Foi desenvolvida uma pesquisa de consumo, onde constatou-se que o produto era mais conhecido apenas na faixa etária dos 50 anos acima (mercado senior), não fazia propaganda e por isso os consumidores nem lembravam mais da existência do produto.
Decidiu-se então reposicionar o produto para o mercado “Teen”, pois o gosto das pastilhas Jintan era inovador para esse segmento e acompanhava a tendência de consumo de sabores “fortes”, já explorado pelas pastilhas Hall´s, um de seus concorrentes diretos.
Sérgio Carvalho e sua equipe desenvolveram uma agressiva e criativa campanha de Propaganda e Promoção, composta por anúncio de TV (veiculado no programa Caldeirão do Hulk – TV Globo) e spot de rádio (veiculado na rádio Transamérica – SP) em forma de canção Rap, com rimas de fácil memorização e batida bem ao estilo jovem, que logo virou um hit nas ruas, além de uma nova embalagem expositora para o PDV, com design alegre e que acompanhava o material promocional, como cartazes e cartelas de samples, que foram distribuídas por equipes de promotoras nos principais bares e casas noturnas de São Paulo.
O reposicionamento do mercado “Senior” para o mercado “Teen” foi um sucesso e até hoje, passados mais de 8 anos do lançamento da campanha, as pastilhas Jintan anunciam na rádio Transamérica, sem falar no aumento das vendas em mais de 38%.