Em 2009 Sérgio Carvalho atuava como gestor de marketing pela S.O.S Computadores, quando recebeu uma proposta de parceria B2B2C para participar de um dos eventos de maior repercussão do varejo brasileiro: a Super Casas Bahia no Anhembi em São Paulo e em sua edição do Rio Centro no Rio de Janeiro.
Esse evento era uma das maiores realizações do Varejo no Brasil, reunindo a Casas Bahia e várias empresas parceiras e fabricantes de produtos vendidos na rede de lojas, com projeção de mais de 90 mil visitantes no período.
O evento era programado para começar no início de dezembro, quase que monopolizando as vendas da Casas Bahia no Natal, e atuando como uma grande ferramenta de marketing e vendas para a rede, pois concentrava parte das equipes das lojas em todo o pavilhão de exposições do Anhembi em São Paulo e no Rio Centro na Cidade Maravilhosa.
Se hoje você fica admirado(a) por ver a movimentação de consumidores nos shoppings em dia de Black Friday, imagine ir ao Anhembi com mais de 8 mil pessoas percorrendo os corredores dos estandes de produtos eletroeletrônicos, linha branca, móveis para cama mesa e banho, utilidades, e tudo para a casa! Contando com shows e uma infraestrutura gigantesca de restaurantes e lanchonetes, banheiros, fraldário e espaço com atrações para as crianças ficarem se divertindo enquanto os pais faziam as compras, a Super Casas Bahia era um marco no calendário do varejo para quem queria comprar produtos em condições comerciais especiais.
E falando em condições comerciais especiais, a negociação que Sérgio Carvalho conseguiu nessa ação de marketing foi fantástica para a rede S.O.S Computadores, que não precisou fazer nenhum investimento direto para participar do evento, apenas tendo que ofertar benefícios aos compradores e visitantes da Super Casas Bahia.
A participação da S.O.S Computadores teve como ponto focal um estande no evento para a captação de leads, além de material de PDV específico para os compradores de produtos de informática e fotografia. Junto com sua equipe de marketing, Sérgio Carvalho desenvolveu as seguintes ações de marketing e comunicação no evento:
- Criação de displays e testeiras para equipamentos de informática (notebooks, computadores, impressoras) e câmeras fotográficas, anunciando que na aquisição daqueles equipamentos o comprador ganharia um curso de informática básico (entre 12 opções previamente definidas), a ser cursado em uma das escolas S.O.S participantes do evento em São Paulo ou no Rio de Janeiro. Os cursos básicos eram gratuitos e de um módulo, sendo que o curso completo era de 4 módulos em média, com o comprador tendo direito à 20% de desconto caso quisesse fazer os demais módulos.
- Criação de um estande para os visitantes participarem de um sorteio de uma moto 0km e 5 cursos de informática, em uma ação para a captação de leads. Ao preencher o cupom, a pessoa fornecia seu nome, endereço, telefone e e-mail de contato, para que as equipes das escolas depois pudessem fazer uma abordagem visando a venda de cursos e envio de e-mail MKT. O estande também era o local onde os compradores de produtos de informática ou fotografia faziam seu cadastro para ter direito a um curso específico em uma das escolas participantes da ação.
- Criação de peças usadas no evento e de decoração nas escolas, como flyers, cupom de sorteio, anúncios em revistas, banners em sites e e-mails MKT para os cadastrados.
Essa ação gerou mais de 34 mil cadastros de leads entre compradores de produtos e participantes do sorteio da moto em São Paulo, e mais de 13 mil no Rio de Janeiro. No total foram disponibilizados mais de 1.700 cursos para os compradores, onde em torno de 34% deram depois sequência aos demais módulos do curso principal, ou fizeram outros cursos disponíveis nas escolas.
Veja o comercial de divulgação do evento, citando os cursos gratuitos de computação da S.O.S: