Marketing… Mais do que fazer propaganda, uma área para fomentar reflexões nas organizações. Concorda?

COMO O MARKETING IMPACTA SUA EMPRESA?
Por: Sérgio de Souza Carvalho Júnior

Recentemente tive uma conversa bem interessante com um gestor de RH, quando falei sobre as responsabilidades da área de Marketing em relação à outras áreas dentro das organizações, e como isso poderia ser visto por outros pares, para evitar situações como não ser visto como alguém que estaria “metendo a colher” em outras áreas sem autorização, causando mal-estar como se fosse uma intromissão indesejada.

Acabou sendo um assunto delicado, porque para a imensa maioria dos profissionais de outros departamentos, o Marketing é visto apenas como a área das festas, da vida louca, do pessoal “descolado” e que tem uma imagem só ligada aos anúncios de publicidade, posts e likes… ledo engano!

Quando se fala no que eu denomino “marketing de profundidade”, aquele “marketing” que pensa constantemente em inovação e respira fomento de vendas, existem muitas variáveis que devem ser analisadas e impactam no resultado final, principalmente quando não houve um alinhamento prévio da área de marketing com as outras áreas.

Com mais de 35 anos de experiência, atuando em diversos segmentos de mercado para empresas nacionais e multinacionais, já vivenciei várias situações em que o Marketing teve que levantar questões que não estavam sob sua responsabilidade, porém poderiam impactar no resultado de uma campanha para o consumidor final, desde a concepção de um produto ou serviço pela ótica das personas, até mesmo em questões como treinamento de vendas e logística para o PDV estar devidamente abastecido quando for o momento de lançar uma campanha.

Imagine estar com uma campanha pronta, as lojas avisadas e equipes treinadas para a venda, divulgação agendada para a data “X” e, uma semana antes, a área de logística chegar e dizer que houve problemas com o fornecimento de certo insumo e que a rede de lojas não teria o produto pronto para envio à rede de lojas????

Parece algo inimaginável para você? Pra mim é, porém muitas vezes, por falta de alinhamento interno e falta de comunicação entre as áreas, que esse tipo de situação acontece.

Não se trata de buscar culpados nesse momento, mas todas as áreas envolvidas fazerem uma análise do que aconteceu e implantar processos para evitar que isso ocorra novamente.

Mas qual é o papel do marketing então dentro das organizações em casos como esses?

A resposta é: exercer o papel de guardião da marca! Seja internamente como externamente. Uma situação dessas pode gerar problemas no PDV por desabastecimento e aí manchar a imagem da marca no mercado.

Está na hora do marketing assumir um papel mais amplo, de ser praticamente um questionador de processos internos, quase um ombudsman, visando elevar o padrão de trabalho das empresas pela ótica dos clientes, cada vez mais exigentes.

É o marketing que deve ter o “termômetro” do mercado, avaliando o que os clientes desejam e como querem ter acesso aos produtos/serviços já que hoje, mais do que nunca, os clientes têm muita razão, tudo isso visando sempre proporcionar a melhor EX experiência de consumo. E isso envolve muitas vezes trazer essas informações para as outras áreas, não como uma intromissão, mas sim como oportunidades para gerar mais vendas.

Se o Marketing deve ser o responsável por “puxar” esse processo, assim como uma locomotiva puxa os vagões, é necessário que seus profissionais também conheçam as outras áreas e como que as ações de marketing impactam nelas e vice-versa.

Empatia é a palavra de ordem!!! O Marketing sozinho não faz nada… assim como as outras áreas também podem não trazer resultados sem o Marketing.

Cabe aqui uma reflexão… como o Marketing da sua empresa está estruturado hoje para ser essa locomotiva e, o mais difícil, como a cultura da empresa enxerga esse papel do Marketing, promovendo ações em que todas as áreas possam interagir de forma saudável com o Marketing?

Não se trata então de transformar o Marketing em uma área superior às outras, mas é hora das empresas terem um olhar voltado, efetivamente, para a satisfação dos clientes, o que envolve os insights que o Marketing pode trazer através de pesquisas de mercado, comentários em sites tipo Reclame Aqui (avaliando com isenção os “porquês” de comentários negativos e como solucionar isso), posts com elogios e sugestões nas redes sociais, enfim, trabalhar um bom big data para a tomada de decisões estratégicas.

O sucesso das organizações passa por entender seus consumidores e o Marketing é o responsável por traduzir essas percepções para as outras áreas. Não é uma intromissão, mas um exercício constante de aprendizado, em um mercado consumidor que se reinventa à cada 2 anos hoje em dia!!! Como lidar com essas mudanças em um período tão curto de tempo?

E os profissionais do Marketing também devem acompanhar essa evolução do mercado, não se preocupando só com quantos likes o post vai ter, mas sim o que está por trás desses likes, muitas vezes indo até o balcão e acompanhar as vendas ao vivo, ver a realidade que muitas vezes não aparece nos relatórios frios de vendas ou meros “coraçõezinhos” nas redes sociais.

E aí? O que achou? Mexi num vespeiro… mas esse também é o papel do Marketing, causar reflexões e fomentar ações disruptivas em prol do desenvolvimento das organizações, com foco nos resultados.

 

Autor:

Sérgio de Souza Carvalho Jr. profissional com mais de 30 anos de experiência, sempre atualizado com as novas tecnologias e dados de mercado, desenvolvendo planejamento estratégico de marketing e gestão operacional para empresas, utilizando softwares de geomarketing como o PeopleScope do Ibope DTM e também técnicas de Big Data.