S.O.S Computadores participa da Super Casas Bahia

Em 2009 Sérgio Carvalho atuava como gestor de marketing pela S.O.S Computadores, quando recebeu uma proposta de parceria B2B2C para participar de um dos eventos de maior repercussão do varejo brasileiro: a Super Casas Bahia no Anhembi em São Paulo e em sua edição do Rio Centro no Rio de Janeiro.

Esse evento era uma das maiores realizações do Varejo no Brasil, reunindo a Casas Bahia e várias empresas parceiras e fabricantes de produtos vendidos na rede de lojas, com projeção de mais de 90 mil visitantes no período.

O evento era programado para começar no início de dezembro, quase que monopolizando as vendas da Casas Bahia no Natal, e atuando como uma grande ferramenta de marketing e vendas para a rede, pois concentrava parte das equipes das lojas em todo o pavilhão de exposições do Anhembi em São Paulo e no Rio Centro na Cidade Maravilhosa.

Se hoje você fica admirado(a) por ver a movimentação de consumidores nos shoppings em dia de Black Friday, imagine ir ao Anhembi com mais de 8 mil pessoas percorrendo os corredores dos estandes de produtos eletroeletrônicos, linha branca, móveis para cama mesa e banho, utilidades, e tudo para a casa! Contando com shows e uma infraestrutura gigantesca de restaurantes e lanchonetes, banheiros, fraldário e espaço com atrações para as crianças ficarem se divertindo enquanto os pais faziam as compras, a Super Casas Bahia era um marco no calendário do varejo para quem queria comprar produtos em condições comerciais especiais.

E falando em condições comerciais especiais, a negociação que Sérgio Carvalho conseguiu nessa ação de marketing foi fantástica para a rede S.O.S Computadores, que não precisou fazer nenhum investimento direto para participar do evento, apenas tendo que ofertar benefícios aos compradores e visitantes da Super Casas Bahia.

A participação da S.O.S Computadores teve como ponto focal um estande no evento para a captação de leads, além de material de PDV específico para os compradores de produtos de informática e fotografia. Junto com sua equipe de marketing, Sérgio Carvalho desenvolveu as seguintes ações de marketing e comunicação no evento:

  • Criação de displays e testeiras para equipamentos de informática (notebooks, computadores, impressoras) e câmeras fotográficas, anunciando que na aquisição daqueles equipamentos o comprador ganharia um curso de informática básico (entre 12 opções previamente definidas), a ser cursado em uma das escolas S.O.S participantes do evento em São Paulo ou no Rio de Janeiro. Os cursos básicos eram gratuitos e de um módulo, sendo que o curso completo era de 4 módulos em média, com o comprador tendo direito à 20% de desconto caso quisesse fazer os demais módulos.

  • Criação de um estande para os visitantes participarem de um sorteio de uma moto 0km e 5 cursos de informática, em uma ação para a captação de leads. Ao preencher o cupom, a pessoa fornecia seu nome, endereço, telefone e e-mail de contato, para que as equipes das escolas depois pudessem fazer uma abordagem visando a venda de cursos e envio de e-mail MKT. O estande também era o local onde os compradores de produtos de informática ou fotografia faziam seu cadastro para ter direito a um curso específico em uma das escolas participantes da ação.

  • Criação de peças usadas no evento e de decoração nas escolas, como flyers, cupom de sorteio, anúncios em revistas, banners em sites e e-mails MKT para os cadastrados.

Essa ação gerou mais de 34 mil cadastros de leads entre compradores de produtos e participantes do sorteio da moto em São Paulo, e mais de 13 mil no Rio de Janeiro. No total foram disponibilizados mais de 1.700 cursos para os compradores, onde em torno de 34% deram depois sequência aos demais módulos do curso principal, ou fizeram outros cursos disponíveis nas escolas.

Veja o comercial de divulgação do evento, citando os cursos gratuitos de computação da S.O.S: