Sabe quando o planejamento pode salvar sua vida? Sempre!

Faz tempo foi publicada uma matéria no LinkedIn, sobre o que seu hobby te ensinou e o que você leva dele para sua vida profissional. E muitos hobbys além de tirar o stress do dia a dia, podem te dar lições de vida muito importantes para o meio corporativo.

Eu por exemplo faço mergulho autônomo, já fui até mergulhador profissional no final dos anos 80 e instrutor de mergulho, além de instrutor de Sobrevivência no Mar no curso de marinheiro de convés da Marinha do Brasil. Adquiri uma boa bagagem em um esporte onde o planejamento é vital para você sobreviver diante de tantos perigos do fundo do mar.

E o mergulho autônomo é uma ótima fonte de inspiração, pois outros executivos também fazem dele seu hobby (veja esse exemplo: https://lnkd.in/d_xzh7M ).

Aqui estou eu mergulhando no Rio Paraguai em 1988, usando de muito, mas muito planejamento para sobreviver entre jacarés, piranhas, sucuris e trabalhando em água barrenta (dá pra ver a cor na foto), usando quase o tempo todo só do tato para trabalhar.

O que eu aprendi para sair vivo do Pantanal e no mundo corporativo? Planejar muito bem as ações, com planos A, B e C bem pensados, pois esse é o mundo corporativo – cheio de pressão por todos os lados!

Se hoje posso escrever essas linhas, é porque aprendi “na marra” a pensar antes de sair fazendo. Pesquisar as condições das águas antes de entrar nelas, conhecer a fauna e flora assim como devemos conhecer nossos consumidores.

Entender as nuances do mercado da mesma forma que existe a época da cheia e da seca no Pantanal e como isso impactava no meu trabalho. Existe vendas com sazonalidade? Se sim, como trabalhar isso na linha de produção e na logística?

Usar de um primitivo sistema de Big Data para fazer o planejamento dos mergulhos foi fundamental, mas ter o conhecimento técnico da atividade, além dos equipamentos adequados fizeram a diferença. E a sua empresa? Está preparada para atuar sob a pressão do novo mercado consumidor?

 

Autor:

Sérgio de Souza Carvalho Jr. profissional com mais de 30 anos de experiência, sempre atualizado com as novas tecnologias e dados de mercado, desenvolvendo planejamento estratégico de marketing e gestão operacional para empresas, utilizando softwares de geomarketing como o PeopleScope do Ibope DTM e também técnicas de Big Data.